terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JANTAR DE GALA DOS 75 ANOS








































Grupo Regional de Moreira comemorou Bodas de Diamante
O Grupo Regional de Moreira da Maia comemorou, em 28 de Novembro, as Bodas de Diamante com um jantar no espaço onde há 75 anos foi fundado, o Celeiro dos Cónegos, na Quinta do Mosteiro.
O jantar de gala iniciou com uma projecção de fotografias, em formato slide que retratava um pouco o passado histórico do Grupo Regional de Moreira. Mas também a actualidade foi realçada, no trabalho que os actuais componentes desenvolvem na colectividade.
O espaço que acolheu a iniciativa mostrou-se acolhedor, bem decorado proporcionou que a gala se desenrolasse em ambiente festivo às mais de duas centenas de pessoas, actuais e antigos componentes, que marcaram presença, onde o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, os vereadores Paulo Ramalho, Nogueira dos Santos e Ana Vieira de Carvalho, e também o presidente da Junta de Moreira, Albino Maia, estiveram também presentes.
O presidente do município maiato frisou que tem acompanhado com interesse a acção do Grupo Regional de Moreira, sublinhando que é «um verdadeiro embaixador cultural do concelho. Leva a Maia, através do folclore, a todos os cantinhos de Portugal e também à Europa».
Albino Maia, presidente da Junta, referiu ser «gratificante acompanhar a dedicação, dos actuais e antigos componentes, que empregam na vida do Grupo Regional». O autarca de Moreira deus os parabéns pela organização da gala, «que dá muito trabalho e o qual reconheço o esforço evidenciado em pôr de pé esta iniciativa», embora reconheça importante o apoio da Câmara Municipal da Maia.
Por seu lado, a directora do Grupo Regional, Lucília Santos, acentuou a importância de relevar «o esforço dos actuais e antigos os componentes que deram muito em prol do Grupo Regional». Destacou que foram os componentes que «muito deram das suas vidas, sacrificando as suas famílias, à nossa colectividade e fizeram com que ela hoje seja admirada e esteja entre os melhores grupos do folclore nacional».
Lucília Santos, ao nosso blogue, disse estar «muito honrada e emocionada, por pertencer a um grupo de alto nível, que honra a sua Terra, assim como Portugal».
Esta gala lembrou ainda os 55 anos de Lucília Santos e seu pai, o presidente do Grupo Regional, António Pereira dedicados ao folclore. António Pereira numa breve retrospectiva dos 75 anos de existência da colectividade, e do seu contributo, referiu que sempre fez «aquilo que pude, para levar a Maia às terras de Portugal e fora do país, pedindo às pessoas que viessem para a nossa companhia nos visse como éramos e somos bem recebidos».
A encerrar a gala, todos os componentes receberam uma pequena placa comemorativa da ocasião, a qual mostra a figura do Lidador.
Fonte: António Armindo Soares/MaiaHoje

2 comentários:

Carlos Resende da Silva disse...

Sabem, ...

Depois de ver estas fotos, só posso dizer que estou muito contente pelo GRMM!

É um Grupo com pessoas fantásticas e cheias de vida.

Tenho saudades de vocês ;-)

Um grande abraco maiato

Carlos Resende
Alemanha

Rádio do Folclore Português disse...

Olá Amigos Do Grupo Regional de Moreira da Maia. Grupo alegre com pessoas fantásticas.
Os meus parabéns por essa grande caminhada de 75 anos ao serviço da Cultura Tradicional Popular, transmitindo todos esses valores através do Folclore.

Desejo muita saúde para todos e muitos êxitos. Um beijo muito especial de amizade para a Lucilia Santos, quem eu prezo muito.

Já agora se não for pedir muito integrem no vosso blog o link da Rádio do Folclore Português.
http://pt-br.justin.tv/radiodofolcloreportugues

Cumprimentos
Sérgio da Fonseca